Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mãe-Galinha

Where we live makes us who we are

Rita, 15.05.11

A meio da nossa primeira experiência num projecto de intercâmbio escolar, balanço entre a nostalgia da partida da Iris, esta manhã, e a preocupação pelo facto duma das pequenas italianas se recusar a comer.

Estes dias têm tido tanto de preocupação e cansaço como de conhecimento e descoberta. 

Descobri nas Marias a timidez inicial das coisas - num território novo, encolhem-se um bocadinho. Habituadas às rotinas e pessoas de sempre, estes grupos de miúdos que falam línguas diferentes, com  culturas diferentes e hábitos diferentes, trouxeram à vida delas, mais do que a experiência de troca de culturas, a experiência do esforço da comunicação e da inclusão num grupo diferente.

A escola tem dois projectos de intercâmbio - um bilateral, com uma escola de Itália, e outro, multicultural, entre Aveiro e outras sete cidades de sete países. O engraçado (sem graça nenhuma para quem tem que gerir uma casa com nove pessoas), foi o facto da vinda dos estrangeiros de ambos os projectos ter coincidido em dois dias (suspiro profundo).

Quando soube que iríamos receber uma holandesa de dezasseis anos que me enviou um e-mail que, entre outras coisas, referia "i do street dance (...) and i hope you don´t have a problem with the fact that i smoke", até estremeci. E só pensei disparates. A miúda foi hoje embora e eu choraminguei quando me abraçou e disse "thank you so much!". A verdade é que o intercâmbio foi mais comigo e com o João do que com as Marias. Muito crescida, muito responsável, extraordinariamente educada, e muito boa companhia.

Quando as pequenas italianas de doze anos chegaram, há dois dias, muito caladas e com uma delas a nunca querer comer, tive a certeza, mais uma vez, dos erros que cometemos com as avaliações premeditadas. A ver como correm os próximos oito dias.

Duma coisa, tenho a certeza - as aulas perdidas e o esforço que as Marias têm que fazer para acompanhar as matérias, valem bem esta experiência que, não tendo classificação na pauta, contra para a nota muito mais do que algumas aulas.

O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor.
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5

2 comentários

Comentar post