Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mãe-Galinha

Machucaste o pé, Pirralho?

10.03.09

No Domingo morreu o meu avô e reli "o meu pé de laranja lima". Fartei-me de chorar e compreendi que os livros não morrem nas prateleiras. Ler aos dez, aos vinte, aos trinta e aos quase quarenta  a mesma história é olhar para o enredo sempre de uma forma diferente. Nuunca me custou tanto a tristeza do  Zézé.

Esta manhã tive que falar sobre o livro a uma turma do 5º ano. Era vê-los calados, boca aberta de espanto e no fim, quase todos - pode-me emprestar, se faz favor?

Ganhei o dia. Mas ando perdida de preocupações. Num mês consumi-me mais com a Maria do que num ano inteiro. A pré-adolescência é um conceito idiota porque aos 10 anos uma palmada bem assente ainda faria grandes efeitos. Mas com os pré-adolescentes conversa-se, não é?

Percebi finalmente que o saldo do telefone não era gasto em chamadas mas naquelas porcarias que lhes enfiam pelos olhos dentro na televisão (clube jamba - só o nome enoja), apesar das nossas mil explicações para que NUNCA ligasse para aqules números. Jura que não ligou, que digitou o número de telefone na net. E que te disse sobre dares os teus dados na internet?

Entretanto, só chatices na escola e eu a querer protegê-la, protegê-la, protegê-la. Anda apavorada - noutro dia um miúdo cortou a cara a outro com um x-acto e dois dias depois uma miúda da turma dela deu-lhe uma tal bofetada que a deixou de cara rôxa. Nem sempre a minha é flôr que se cheire mas hoje de manhã, enquanto esperavamos para entrar na sala, a tipa da bofetada aproxima-se, mão na anca e

- Ó Quintela, ouvi dizer que foi por tua culpa que a não-sei-quantas torceu um pé...

Subiu-me a mostarda ao nariz e não me contive - dei-lhe o sermão da vida dela.

Depois, dentro da sala e enquanto falava sobre o livro, reparei que a miúda tinha o olhar mais triste da turma. 

O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor.
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5

12 comentários

Comentar post

Pág. 1/2