Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mãe-Galinha

DEPOIS DE NOÉ, A ARCA TEM GAVETAS

Rita, 22.10.04
Na imensa variedade de bíblias para crianças e histórias acerca da mesma e ilustardas com motivos mais ou menos atraentes, o dicionário por imagens da bíblia, oferecido à Maria no passado fim de semana, é bastante apelativo.

Há dois dias que me pedem para ler um bocadinho à noite e, tendo começado pelo início, releio histórias mágicas do antigo testamento e adivinho-lhes, pelo olhar de espanto, as mesmas dúvidas com que convivi há quase trinta anos. Hoje falava-se da arca de Noé, quando Deus quis acabar com a maldade, salvando um homem bom e todas as espécies de animais.

A mim, alegra-se-me a alma quando no final de uma história com uma metáfora do tamanho do mundo, salta isto da boca de uma menina de 4 anos:

- Ó mãe, sabes... o nosso corpo é feito de muuuuitas gavetas.

- Gavetas ... (e esta? de onde é que apareceu esta ideia?)

- E hoje o T. abriu a gaveta da maldade.

- Sim?!

- Pois, a Catarina estava a contar uma história e ele não se estava a portar bem; então ela ralhou com ele e ele foi ter com ela e mordeu-lhe na barriga!

- Ai que horror! Mordeu à Catarina? À Catarina educadora? (confesso que me horrorizou a imagem de um miúdo a atacar com os dentes a barriga da educadora...)

- Pois mordeu!

(Independentemente do facto de eu achar este facto pouco plausível, até porque imaginação é coisa que não falta à Inês, ela lá encaixou, numa das suas gavetas, a mensagem bíblica).
O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor.
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5