Segunda-feira, 15 de Abril de 2013
O que é o comer?

Imaginem o que é responder a esta pergunta várias vezes por dia, vários dias por semana, muitas semanas, meses, anos. 

Imaginem o que é gerir um orçamento curto e alimentar saudavelmente uma matilha.

Imaginem o que é gostar muito de cozinhar e ter poucos recursos.

Agora imaginem umas ementas prontas a usar, de baixo custo e quase sempre saudáveis. E uma pessoa, apesar de sempre muito ocupada, disposta a partilhá-las. 

É bom demais? Não. É um altruísmo como outro qualquer. Só que este é meu e está aqui.

 

Há anos que faço ementas semanais que afixo na cozinha. Quem quer saber o que é o comer vai lá e lê. E não chateia nem pergunta mil vezes.

Ah e tal e fazes isto TODAS as semanas? Sim, faço. Nós comemos todos os dias, de todas as semanas. Ah e tal e vais partilhar sempre? Sim. A partir de agora vou. Ah e tal e vais dar receitas? Não. Isso está escrito nas regras do outro blogue. Mas hoje, porque me apetece, vou. Mas é uma sobremesa, não é um item de um menu barato e saudável. É o bolo de chocolate que está neste post

 

Bolo de Chocolate com ganache e fruta

4 ovos, 2 chávenas (de chá) de açúcar, 2 chávenas de farinha, 1 chávena de leite, 1 chávena de chocolate em pó, 1 chávena de óleo, 1 c. sobremesa de fermento 

 

Misturar as gemas com o leite morno. Juntar o açúcar e mexer bem. Adicionar o chocolate em pó e a farinha onde previamente se misturou o fermento. Mexer bem. Adicionar as claras em castelo e finalmente o óleo. Vai ao forno quente (180º), em forma sem buraco untada e polvilhada, durante 20 a 25 mn. Testar com um palito. Deve ficar ligeiramente húmido.

Desenformar e deixar arrefecer em cima de um grelha (este detalhe é mais importante do que parece). Eu utilizo uma grelha de pizzas mas uma peneira virada ao contrário ou uma grelha de forno alteada com pratos também servem.

Depois de frio, cortar a meio (na horizontal). Rechear com ganache, montar o bolo , barrar com mais ganache e decorar com morangos (ou ananás, ou abacaxi, ou kivis, ou o que houver).

Preparar o ganache – Quem segue o MasterChef já se deve ter perguntado centenas de vezes o que é ganache. Eu também perguntei, até ao dia em que este livro chegou cá a casa. Não é meu, é da Inês mas eu li-o de fio a pavio (obrigada, Carla!). Aprendi muitas coisas, experimentei algumas receitas e a tarte que também está no mesmo post saiu da página 120. Foi com esta receita que descobri o ganache:

1 pacote de natas (200 ml) e meia tablete de chocolate (100g). Aquecer as natas no microondas, misturar o chocolate e está pronto. (Se o chocolate não derreter completamente, voltar a colocar novamente no microondas).


tags:

Rita às 17:51
link do post |

4 comentários:
De meri a 15 de Abril de 2013 às 19:35
Pelos vistos (fui ver à wikiédia), o ganache é um creme de chocolate, com um pouco de café forte fica otimo!


De Paula Sofia Luz a 15 de Abril de 2013 às 23:32
"O que é o comer" é uma expressão muito Moita, eh eh.





































































De Ana a 3 de Maio de 2013 às 12:24
Ah, muito obrigada!!! Salivei por esse bolo! E vou com certeza ver as ementas, porque também comemos lá em casa (apesar de sermos "só" 4) todos os dias de todas as semanas!


De calita a 3 de Maio de 2013 às 16:00
Muito obrigada. Vai haver semanas em que as nossas famílias vão comer a mesma coisa e isso, se calhar, é um bocado estranho, mas quero lá saber!


Comentar post

O nome e os conteúdos deste blogue estão protegidos por direitos de autor.
© Rita Quintela
IBSN 7-435-23517-5
.Correio

e-mail